Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 12 de agosto de 2017

Eyes Thru Glass (22) – Basílica da Estrela

Aqui neste blogue e no “Eyes thru Glass“ mostro aquilo que os meus olhos vêem, através da objectiva.

Aqui ficarão somente as fotos, sem texto ficcional e sem música, apenas uma breve introdução, onde são tiradas e quando, e eventualmente alguma especificação técnica. Cliquem sobre a primeira foto para poderem vê-las em formato maior.

No dia 14 de Agosto de 2016, fiz umas quantas fotos da célebre Basílica da Estrela em Lisboa. 













25 comentários:

  1. Conheço bem a Basílica.
    Fui confirmar uma data. Nesse dia encontrava-me em frente à Basílica da Estrela quando este “evento” – passo a expressão – ocorreu.
    11 de maio de 1984
    Que aconteceu nesse dia, Ricardo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina é lindíssima esta Basílica e aquilo que foi notícia no dia 11 de Maio de 1984, foi, penso:

      "O funeral parte da Basílica da Estrela em direcção a Torres Vedras. No dia 11 de Maio de 1984 milhares de pessoas saem para a rua para prestar a última homenagem ao lavrador que, em cima da bicicleta, se fez herói do povo.
      Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/o-dia-em-que-agostinho-deixou-o-povo-orfao".

      Obrigado Catarina

      Eliminar
    2. Sim. Nunca mais me esqueci.

      Eliminar
  2. Ficaram lindas as fotos. A Basílica ainda não conheço bem, nem nunca a fotografei.
    Agora deixaste-me curiosa, lá terei de a ir visitar :)

    Obrigada pela partilha Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto quer dizer que terás de vir a Lisboa, mais uma vez :)... sê bem-vinda cara amiga !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
    2. Lá terá de ser Ricardo :) :)

      Eliminar
  3. Belíssimas fotos, Ricardo. Foi na basílica da Estrela que decorreu a bênção das pastas da minha filha.

    E agora fiquei também curiosa com o "evento" da Catarina. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como costumo dizer, correram bem. A tua filha benzeu ali as pastas !
      Obrigado Luísa

      Eliminar
  4. Conheço muito bem a Basílica e das fotos escolho a 5 e todas as do interior.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. É linda (a minha avó materna em criança brincava no Jardim perto)

    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Basílica é muito bonita sim. Vale muito a pena uma visita quem venha à capital. O jardim é precisamente do outro lado da Basílica. É só atravessar a rua e estamos em pleno "Jardim da Estrela".
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_da_Estrela

      Obrigado Gabriela

      Eliminar
  6. Um Templo religioso que merece ser visitado. pela sua grande beleza e imponência.
    Nunca calhou lá entrar. mas ao ver as tuas fotos acho que lhe devo uma visita.
    Grata pela partilha, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os templos são sempre aquilo que os homens põe de Bom na construção deles e nas suas religiões. Todos eles, homens, sejam de que religião forem, querem que os seus templos sejam apreciados no seu esplendor. Os que visitei maioritariamente católicos, são, normalmente, sítios onde me sinto bem !
      Obrigado Janita

      Eliminar
  7. Simplesmente magnífica!!!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma palavra que se adequa na perfeição à Basílica !
      Obrigado e Abraço Pedro

      Eliminar
  8. :(( ... É o que eu digo, Ricardo ! Olhos de fotógrafo vêem o que os outros não Vêem ! :(
    Já lá passei várias vezes e como é possível não ter reparado na beleza desta fachada frontal ?...
    Gostei por isso, muito das dos exteriores e também muito dos efeitos de Luz e sombra das interiores !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olho de fotógrafo ! :)
      Desta vez não coloquei muitas fotos de ângulos "malucos", excepto a última ! :))... Como sabes não trabalho as fotos "a posteriori" e o que as fotos representam, é aquilo que os meus olhos através da lente da máquina viram !
      Obrigado e Abraço, Amigo Rui

      Eliminar

  9. Está na minha lista... mas ainda não consegui ir visitá-la.
    Consegui finalmente há uns dias atrás ir visitar o Panteão Nacional... e é curioso que as cúpulas (vistas por dentro) são semelhantes.

    As fotos estão muito boas e já me deu uma ideia bem real do que vou encontrar numa próxima ida a Lisboa com tempo para passear :)

    Beijinhos estrelados
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cúpulas são de monumentos de estilos iguais ou idênticos, daí a sua similaridade. As fotos não estão más. Quando vieres de novo, pode ser que dê para te mostrar a Basílica, nunca se sabe !
      Afrodite obrigado

      Eliminar

    2. Combino com a Manu e vamos em excursão!
      Tu ficas a cicerone !! heheheh

      Beijinho e bom feriado
      (^^)

      Eliminar
    3. Acho uma excelente ideia ! Combinem e venham ter comigo !
      Obrigado Afrodite

      Eliminar
  10. É lindíssima por dentro e por fora! Belas fotos.

    Beijinhos lisboetas...

    ResponderEliminar
  11. Ola Ricardo, so para acentuar como nos comentários precedentes que esse monumento e muito bonito
    mandado construir pour D. Maria I com uma promessa para que Deus lhe desse um filho para ser o futuro rei de Portugal e afinal o filho viria a morrer antes do fim da construção
    essa rainha foi de uma devoção notavel a Portugal, casou com o tio para garantir a independência do pais, e tudo fez para ter um herdeiro a quem deixar o trono

    boa noite Ricardo
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela, muito obrigado pelos teus comentários que vêm enriquecer a publicação com informação importante !

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!